sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dicas para escolha de uma Bíblia de Estudos


São bem comuns, depois de iniciarmos o Curso de Capacitação de Obreiros, alguns irmãos me procurarem para ajuda-los na escolha de uma boa Bíblia de estudos. Certamente tenho minhas preferências, porém não posso negligenciar que trata-se geralmente de pessoas que estão começando a estudar a Bíblia, então gostaria de deixar algumas dicas que poderão ajudar para esta tomada de decisão.

1 – Fonte adequada:

Quando me refiro à fonte adequada estou me referindo ao tamanho das letras. Pode não parecer tão importante, mas de fato é! E deve ser a primeira coisa observada ao adquirir uma bíblia de estudos. Pois como está adquirindo uma bíblia para estudar, é normal que dedique muito tempo na leitura e pesquisa da mesma, de forma que este tempo de leitura não pode tornar-se difícil pela dificuldade de ler ou por cansar muito rápido a vista. Além do tamanho é importante também ver se o tipo de fonte é adequado, além da cor do papel, para estudos não se aconselha papeis coloridos, ou bíblias com grifos coloridos em determinados temas e textos. O mais indicado é uma letra grande, com um tipo mais comum e em um papel branco.

2 – Notas de rodapé:

Deve-se evitar qualquer bíblia que declara suas notas de rodapé com ênfase em um determinado tema, como por exemplo: Vitoria financeira, batalha espiritual, mulher virtuosa, seitas e heresias, etc. Estes comentários tendem a forçar demasiados textos para manter a ênfase em determinado tema, de forma que poderá haver comentários sobre aquele tema, onde de fato o texto não tenha nenhuma relação com o mesmo. O ideal é procurar por comentários que buscam explicar o texto de forma exegética e hermenêutica, ou escrita por um único autor (deve-se buscar referencia e confissão de fé do mesmo) ou por um grupo de autores (no qual também deve-se obter referencias).

3 – Que contenha referências cruzadas:

Além dos comentários, a bíblia deve conter referencias cruzadas, indicando passagens paralelas. Isso ajudará muito para que você possa comparar os textos, obtendo uma melhor compreensão geral das escrituras.

4 – Que contenha concordância:

É muito importante que esta bíblia contenha uma boa concordância. Por ela você poderá encontrar passagens que já leu ou ouviu, a partir de algumas palavras que contenha no texto. embora hoje existam uma série de software e aplicativos que façam buscas de palavras com muita rapidez, não podemos descartar esta ferramenta em uma boa bíblia de estudo, pois haverá momento em seu estudo onde só estará você e sua bíblia!

5 – Deve ser uma tradução e não uma interpretação:

Hoje além de bíblias com comentários dos mais diversos, existem bíblias com interpretações diversas, como a da linguagem de hoje, a bíblia free style com uma comunicação jovem ou a bíblia viva. Porém essas bíblia são apenas interpretações uma paráfrase e não uma tradução. Entre as traduções as mais recomendáveis são as de João Ferreira de Almeida, muitos preferem a revista e corrigida no qual contem uma linguagem mais clássica, porém “eu” prefiro a revista e atualizada. Ambas podem ser usadas, mas qual a diferença entre elas? A revista e corrigida foi traduzida pela primeira vez em 1681 do texto recebido, obra editada por Erasmo de Roterdã em 1516 a partir de manuscritos gregos, pois nesta data era a única fonte. Já a revista e atualizada usufruiu desta obra e de outros manuscritos gregos mais antigos que foram descobertos durante o século 19 e 20. A primeira publicação da revista e atualizada foi em 1959. Em minha opinião pessoal, prefiro a atualizada. Mas lembre-se, são recomendadas para estudos a corrigida ou a atualizada de João Ferreira de Almeida!

Espero que ajude!!!

Se puderem poste nos comentários a bíblia de estudo que está utilizando ou a que adquiriu após estas dicas!


Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário